sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Passeio na APAE


Turma:  Nível IV/V
Período: Integral
Professora: Barbara Frasson Cardozo
Estagiárias: Bruna Teixeira Juliani e Mariele Fiera Polita

          A escola é um espaço democrático, que deve estar aberto e preparado para receber todas as crianças. A Educação Infantil representa o primeiro contato dos pequenos com esse universo repleto de aprendizados e novas descobertas, e a inclusão neste período é fundamental.
                    Um passeio para visitar a APAE de nossa cidade foi promovido com o intuito de sanar todas as dúvidas e questionamentos de nossas crianças sobre esta organização social.
          Lá as crianças puderam conhecer a sala de nosso colega, sala de artesanato, sala de computação, ginásio e, principalmente, o que mais chamou a atenção: o Centro de Equoterapia Galope da Alegria.
          O passeio foi muito gratificante e emocionante, pois desta forma as crianças aprenderam a cultivar o respeito, a cidadania, o cuidar de si e do outro, a aceitação, o companheirismo e tantos outros valores necessários para a formação de cidadãos justos, éticos e que respeitam as diversidades que tanto contribuem para o nosso desenvolvimento enquanto seres humanos.







terça-feira, 13 de agosto de 2019

Que Bicho é Esse?

Turma:  Nível I
Período: Integral
Professoras: Michele e Meline
Estagiária: Samanta, Fiama e Laís

O tema animais é muito importante no cotidiano das crianças (desenhos animados, histórias, jogos, músicas) e possuem caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais contribuindo para aprendizagens significativas.
Toda criança gosta de conviver com um animal, seja em casa, nos momentos de contação de história, ou até mesmo nas brincadeiras entre os colegas, despertando a curiosidade ligada ao seu cotidiano. O meio social conta com alguns tipos de animais que podem ser exploradas de várias maneiras lúdicas e a escola pode ser um ambiente propício a essa exploração.

          Conforme a metodologia do projeto um animalzinho viria visitar a sala.

COELHINHO VISITANDO A SALA:







segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Construindo Conhecimento

Turma: Nível II/III
Professora: Rosana Bez Birolo Alano
Estagiária: Bruna Ferro

Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998, vol 1, p. 21-22): “as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”. As interações que ocorrem dentro dos espaços são de grande influência no desenvolvimento e aprendizagem da criança.
São nestes espaços construídos com as crianças, os quais devem ser explorados por elas em uma relação de interação, de aprendizagem, de troca de saberes entre criança x criança, criança x educador, criança x comunidade escolar, de liberdade de ir e vir, de prazer, de individualidade, de partilha, de segurança e aconchego, enfim, de se divertir aprendendo.
Um ambiente criado com a participação da criança é muito importante para a construção da identidade pessoal da mesma. Tornar a criança competente é desenvolver nela a autonomia e a independência. A mesma valoriza e cuida do espaço e do trabalho desenvolvido por ela e pelos participantes da comunidade escolar. A sensação de segurança e confiança é indispensável visto que mexe com o aspecto emocional da criança.
Foi pensando nessa importância que desenvolvemos e criamos ambientes, os quais as crianças possuem como referencial elas mesmas. Dessa forma, as crianças do nível II/III, juntamente com a diretora Tatiane, professora Rosana, estagiária Lauriete e a servente Carla realizaram um momento diferente onde todos participaram da pintura de uma casinha de papelão doada por uma mãe. A qual deixou nosso espaço mais colorido e aconchegando para que se divirtam e aprendam a valorizar o espaço ao qual estão inserido. 





A Criança Canta e Encanta

Turma:  Nível II
Professora: Fabiani Tartari
Estagiária: Bruna Ferro

     Observamos que as nossas crianças  se identificam muito com a música e por este motivo escolhemos essa temática para trabalhar um determinado período.
     Sabemos que nesta fase a música faz parte da rotina e sempre que possível está inclusa em todos os momentos: hora da brincadeira, das refeições, do soninho, da estimulação, explorando os diferentes gêneros e nas mais diversas situações.
      Quando trabalhamos com a música estamos proporcionando à criança um desenvolvimento e a ampliação na linguagem oral, associando ao movimento corporal, sons, ritmos e imitando os gestos dos adultos. Oportuniza as crianças a viver, apreciar, cantar e criar. Sendo assim, através da música 'a Dona Aranha', nossos pequenos se divertiram brincando e ampliando sua coordenação motora. Além de diferenciar noções espaciais como subir, descer, e manusear texturas com plásticos (sacolas de mercado), esponja e tinta.


Colocando as sacolas para encher a Dona Aranha


Dona Aranha subindo e descendo



 Cantando e brincando com aranhas feitas de copo descartável

Cantando  fazendo gestos e expressões faciais

Colorindo a parede onde a Dona Aranha vai subir
Carimbando com molde vazado, esponja e tinta a Dona Aranha subindo na parede


segunda-feira, 25 de março de 2019

Adaptação e Afetividade


TURMA: NÍVEL II E III
Professora: FABIANA
Estagiária: CHEILA 


Com o novo ano letivo, dá-se início a readaptação das crianças que já frequentavam e também a adaptação das crianças novas, são muitas as novidades: Professoras, sala de convívio, colegas novos e etc. E para fazermos desse período agradável propomos atividades para aproximar as crianças e para desenvolver o cooperativismo, e assim elas puderam se aproximar mais e colaborar com seus colegas.
Desde à educação infantil os verdadeiros valores precisam ser abordados, no sentido da construção da personalidade da criança. Toda pessoa está em processo de constante aprendizagem. Nessa fase a criança recebe uma bagagem de conhecimento que a levará para a vida com segurança.
Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia a dia e nós educadores precisamos assumir esse compromisso com o coração e com a ação; planejando atividades para refletir junto às crianças, sobre o comportamento humano, agindo em prol do bem comum, descobrindo a amizade, o respeito e o cooperativismo.